Andrew Solomon

/ / Personagens
Andrew Solomon
Andrew Solomon
Andrew Solomon

Andrew Solomon, jornalista, escritor de política, cultura e psicologia, venceu o National Book Award de 2001 com seu livro O demônio do meio-dia: Uma anatomia da depressão, considerado pelo jornal The Times como um dos cem melhores livros da década.

Ele é o autor de Longe da Árvore, livro premiado em 2012 com o National Book Critics Award.

Solomon nasceu em 30 de outubro de 1963, em Manhattan, onde também cresceu. Recebeu seu bacharelado em Inglês pela Universidade de Yale, em 1985, e posteriormente mestrado em inglês no Jesus College em Cambridge.

É Ph.D. em psicologia pelo Jesus College.

Sua mãe, Carolyn Bower Solomon, optou pelo suicídio assistido, após uma longa batalha contra um câncer de ovário. Posteriormente, Solomon descreveu esta experiência em um relato ficcional em seu único romance – A Stone Boat.

Solomon sofre de depressão crônica que administra com psicoterapia e medicamentos anti-depressivos.

É professor de Psicologia Clínica no Columbia University Medical Center e presidente do PEN American Center.

É ativista em direitos LGBT, saúde mental, educação e artes.

Faz palestras sobre depressão e é professor de Psiquiatria no Well-Cornell Medical College e diretor do Centro de Depressão da Universidade de Michigan.

É Conselheiro Especial em saúde mental Lésbica, Gay, Bissexual e Trangênero na Yale School of Psychiatry, entre outras atribuições.

Em abril de 2016, a editora Scribner publicou Far and Away: How Travel Can Change the World, uma coleção de reportagens internacionais de Solomon desde 1991, livro incluído, pelo New York Times, na sua lista dos cem mais notáveis livros de 2016. No Brasil, chegou às bancas pela Companhia das Letras em março, com o título Lugares Distantes.

Solomon participou de muitas entrevistas na televisão e esteve no Brasil, na FLIP, em 2014. É frequentemente convidado pela mídia para falar sobre saúde mental, família e deficiências em geral.

Atualmente vive entre Nova Iorque e Londres, com seu marido e um dos filhos.

Fontes:
https://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,livro-de-andrew-solomon-mostra-que-viajar-pode-ser-o-antidoto-contra-a-intolerancia,70002221249
http://andrewsolomon.com/andrew-solomon-biography/
https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/a-depressao-esta-sempre-ali-de-alguma-forma-diz-andrew-solomon-13394980
-https://pt.wikipedia.org/wiki/Andrew_Solomon

Patrícia Rati

(Publicado em 28 de setembro de 2018)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *