Simon Sebag Montefiore

/ / Personagens
Fonte Imagem: Companhia das Letras

Nasceu em Londres, em 1965. Passou a maior parte dos anos 90 a percorrer o ex-império Soviético, em particular o Caucaso, a Ucrânia e a Ásia Central, tendo escrito muito sobre a Rússia. Entre seus livros destacam-se Jerusalém (2012); Uma noite de Inverno (2014) Os Romanov (2017)

Escritor, jornalista, e historiador britânico, de origem judaica, é membro de Royal Society of Literature, apresentador de documentários televisivos e vive em Londres com sua mulher e os dois filhos do casal.

Simon esteve na Flip 2018, onde participou da mesa “O poder da Alcova”. Durante a entrevista, bebeu cachaça, fez troça de Donald Trump e Vladimir Putin e contou detalhes da vida íntima dos poderosos que destrinchou em seus livros.

Confirmou a fama de libertina de Catarina, a Grande, mas apenas no sentido de ter liberdade sexual, não que fosse ninfomaníaca. Comentou que Stalin era um grande criador, para o bem e para o mal e que teria sido um mestre das fake News.

Simon disse preferir escrever livros sobre figuras políticas para serem acessíveis a qualquer pessoa. Ele faz a pesquisa acadêmica (dá atenção aos arquivos denominados miscelânea), encontra novos materiais e escreve para que as pessoas possam gostar de ler. Sua mãe atualmente com 92 anos é sua primeira leitora. Se ela gosta, ele segue em frente. Se não, ele reescreve.

Assista à entrevista completa oferecida na Flip 2018 

Fontes:
-https://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=1336
-https://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=02259
-https://oglobo.globo.com/cultura/livros/flip-simon-sebag-montefiore-faz-piada-com-putin-trump-22929009

Patrícia Rati

(Publicado em 03 de agosto de 2018)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *